Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dicas para instalar Split

Uma e nossas preocupações é a climatização, pois queremos Split e não condicionar de Janela. Abaixo um artigo muito bom escrito por "climatrix" do forum ecivilnet.


"Climatrix":
Vou tentar deixar aqui algumas dicas importantes com relação a instalação de equipamentos tipo Split.
O primeiro passo consiste em determinar o equipamento correto, para isso solicite uma visita técnica para dimensionamento correto do ambiente, em nosso site existe um dimensionador virtual, que poderá auxiliá-lo.

Feito isto partiremos para outros pontos de suma importância:

Local de fixação do evaporador ( Unidade Interna)

Procure um local aonde ele fique voltado para a face maior do ambiente de preferência no centro, fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.
(ex: em um ambiente de 3m X 4 m procure colocar o evaporador no centro da parede de 3m)

Em um ambiente entre 2.70 e 3.0 m de pé direito, procure deixar o evaporador por volta de 15 cm do teto , nunca o deixe com menos de 5 cm, pois prejudica o rendimento e fica horrível para fixação, tenha dó do instalador, rsrs

Procure manter o evaporador longe de fontes de calor, como lâmpadas, etc.

Procure também não instalá-los sob equipamentos eletroeletrônicos, pois sempre existe o risco de pingar água e danificar o equipamento.

Sistema de drenagem:
O dreno normalmente fica localizado na parte inferior do equipamento em uma das laterais, normalmente faço a conexão do dreno pelo lado direito , deixando assim o lado esquerdo para conexão das tubulações.
A Água do dreno desce por gravidade , com exceção do modelo cassete todos os outros splits não possuem bomba de drenagem.
Jamais conecte seu dreno em rede de esgotos, procure água pluvial, o dreno consegue trazer pra dentro do ambiente todo o cheiro do local aonde ele foi conectado, em ultimo caso coloque um sifão.

Conexões da tubulações
Este é um ponto que é de extrema importância, pois uma flange mal feita, pode ocasionar a perda de gás , e trazer grandes transtornos para reposição deste gás e o equipamento quando roda sem gás, pode até queimar o compressor.
Na flange use apenas graxa , pois metal adere com metal através de graxa, nunca use veda rosca ou super bonder.

Testes de vazamentos
Quando a tubulação de cobre não leva solda é dispensável a utilização de nitrogênio para saber se há vazamentos, eu em 20 anos nunca vi uma tubulação de cobre vir furada de fábrica, porem se tiver solda e esta for ficar embutida ou sobre o forro , solicite ao instalador pressurizar o sistema com nitrogênio e retornar no dia seguinte para medir a pressão.


Vácuo
Este tal de vácuo de nada interfere no inicio do funcionamento da maquina, mesmo que ele não faça um vácuo no ato da instalação a mesma ira funcionar, ele até vai te convencer que vácuo é besteira, que se ele expurgar a linha o resultado é o mesmo, não acredite nisso, um bom vácuo é de extrema importância para a vida útil da maquina, e pra render tudo aquilo que ela promete.

Colocação do condensador ( unidade externa)
A mesma foi projetada para trabalhar ao ar livre , quanto mais ar ela tiver melhor , assegure-se que o suporte do mesmo esta bem fixado, se necessário vare a parede de lado a lado e fixe por dentro do ambiente, principalmente se este representar um perigo se cair. Afinal você também é responsável pelos serviços executados por qualquer empresa dentro de sua casa / apto.
Nunca peça ao instalador que ele pendure o equipamento abaixo de sua janela , fica ruim para manutenção futura e existe risco na colocação dos suporte e do condensador , um deslize pode ser fatal.

Fonte: http://forum.ecivilnet.com/about6026.html
           http://www.climatrix.com.br/

2 comentários:

  1. Muito boas referências essas dicas da instalação, até mesmo pra gente fiscalizar o instalador. Vou guardá-la. Na minha obra a firma que vai instalar vai visitar quando estiver mais ou menos na fase do chapisco. Eles fazem toda a pré-instalação (dutos, drenos, elétrica) e depois na hora de instalar só se paga uma pequena taxa.

    ResponderExcluir
  2. Este serviço de instalação requer conhecimento técnico e uso de equipamentos apropriados, então mesmo com toda boa vontade e leitura de manuais, assistir a vídeos, e outros facilitadores, não é aconselhável o próprio cliente fazer a instalação, creio que as fábricas devem embutir alguns serviços no preço do produto, coisa do tipo instalação é gratis, nós sabemos que não é bem assim, porém, o cliente não tem que ter conhecimento técnico como também adquirir instrumentos e ferramentas para isto, e depois da instalação ???, e nem tão pouco gastar aprox. R$300 a R$350 de 7 a 12KBTU, isto é um absurdo, e porquê não dizer um assalto, entendo que querem mais uma vez se aproveitar do consumidor, etem mais os caras são cínicos mesmos, tem alguns que aida dizem, se passar de 3m de tubulação cobrarei pelo excedente éh mole ou não é ??? ora esta tubulação deve ser de cobre e sem ela o aparelho não funciona, ou seja, é como vender a TV sem o tubo de imagem, outra coisa não menos importante para o consumiodor, se for assim antes de comprar o CA devemos chamar alguma empresa para fazer avaliação do ambiente, ou vcs acham que eles não vão cobrar a visita ???, nós precisamos que algum organismo de defesa do consumidor obriguem as empresas fabricantes destes aparelhos, a embutir o serviço de instalação e garantia de no minimo 1 ano, como também a entrega de 1 da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, recolhida ao conselho profissional competente, ou seja, CREA, pois e der algum problema neste intervalo temos a garantia de fato e quem poderemos responsabilizar.

    ResponderExcluir